Publicado em Rio de Mouro Tremeu... e agora

#1 – Rio de Mouro tremeu… e agora?

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Aconteceu na semana da Ciência e Tecnologia a primeira de uma sequência de atividades do projeto “Rio de Mouro tremeu… e agora?” que irão decorrer ao longo deste 2017/18. Trata-se de um projeto que se desenvolve no contexto do projeto mais amplo Ciência, Biblioteca e Cidadania.

No dia 22 de novembro de 2017, alunos do 11º ano de ciências e tecnologias tiveram uma aula interdisciplinar com as disciplinas de Física e Química A (FQA) e de Biologia e Geologia (BG). Em concreto, tratou-se de uma abordagem ao tema sinais e ondas do programa de FQA a partir do contexto da sismologia do programa de BG, com recurso a uma metodologia centrada no aluno, a tecnologias móveis, a software adequado e a leitura de um excerto de uma obra de divulgação científica. Os alunos, em grupos, serviram-se de um guião, previamente construído pelos professores, para aprenderem em autonomia na sala de aula.

O ambiente de reconhecido interesse por parte dos alunos e a avaliação que fizeram da aula fazem pensar que este é o caminho da escola. Esta é a sala de aula do futuro.

Arlete Cruz

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Autor:

Professor bibliotecário | Coordenador interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares | Professor de História

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