Publicado em Biologia

Doação de órgãos – sim ou não?

“Doação de órgãos – sim ou não?” é um tema controverso que, para ser discutido em profundidade ao ponto de se poder ter acesso a toda a informação que pode suportar uma tomada de decisão, tem de ser tido em conta argumentos de natureza muito diversa. A discussão foi promovida pela turma C1 do 12.º ano, no dia 15 de março de 2018, no contexto da disciplina de Biologia e contou com a presença de elementos da autarquia e do ensino superior. Em role-playing, assumindo papéis de médicos, de advogados, de crentes em diversas confissões religiosas, de psicólogos, de familiares de vítimas…, foi possível abordar a doação de órgãos de diferentes pontos de vista e obter o esclarecimento necessário à tomada de decisão fundamentada.

O debate foi animado ao ponto da plateia quase esquecer que no painel de discussão estavam apenas alunos (bem preparados, é certo!), mas que não eram efectivamente médicos, advogados, psicólogos…

Os alunos animadores da discussão saíram da sessão com a experiência de uma ação de cidadania junto da comunidade escolar e aperceberam-se de que é neste tipo de acções que esta competência se desenvolve.

Parabéns a todos os envolvidos

Arlete Cruz

Anúncios

Autor:

Professor bibliotecário | Coordenador interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares | Professor de História

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s